quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dicas do corpo de bombeiros de prevenção contra de descargas elétricas

Notícias

Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção contra descargas elétricas

Sábado, 27 de Novembro de 2010 - 08:57

Com as proximidades das festas de final do ano, principalmente do Natal, a população começa a adquirir equipamentos de iluminação para enfeitar a casa e resgatar o espírito natalino.

Com o intuito de prevenir acidentes envolvendo descargas elétricas o Corpo de Bombeiros alerta para cuidados especiais para prevenção dessas e outras ocorrências.

Quem alerta e dá as dicas é o chefe da assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel de Paula. Segundo ele, no ano passado nas festividades do final do ano foram registrados mais de duas ocorrências de incêndio em residências, por causa da sobrecarga de iluminações. São as famosas "luzes de natal"  ligadas na mesma tomada, causando a sobrecarga.  

"Além de sobrecarregar a tomada, muitas das luzes são compradas no Paraguai sem certificação de qualidade, muitas vezes causando incêndio nas residências", explica o tenente-coronel. A orientação é adquirir os enfeites de Natal, preservando sempre o selo de qualidade. Além disso, outra recomendação é evitar a sobrecarga de objetos ligados em uma mesma tomada.      

Ocorrência - O alerta também é resultado da ocorrência de choque elétrico que aconteceu hoje (26) no Bairro Dom Antônio Barbosa. Os bombeiros foram acionados para atender um pintor que sofreu uma descarga elétrica após encostar na rede de energia elétrica com o bastão que utilizava para pintar uma igreja.

Após a descarga elétrica, a vítima apresentou queimaduras de 2º Grau no tórax, abdômem, braços e pernas, e de 1 º Grau em alguns vários regiões do corpo. "Em relação à queimaduras, foi por conta da alta voltagem que devia ser de 1.000 a 2.000 volts", afirma o tenente-coronel, lembrando que a vítima poderia ter adquirido uma parada cardíaca e o corpo poderia ser carbonizado. 

Cuidados - Destacado como procedimento essencial, em 1° lugar a orientação do tenente-coronel é a prevenção. Segundo ele, antes de procedimentos como pintura e corte de árvores, o indivíduo deve verificar a rede elétrica diferenciando os fios de baixa (vertical) e alta (horizontal) tensão.

A recomendação principal é acionar a Enersul para fazer o desligamento da eletricidade no local. "Essas medidas preventivas podem impedir um curto circuito e desligamento da energia, deixando os moradores da região sem luz. No caso do corte de árvores a orientação é solicitar a prefeitura do município", explica.

Em caso de corte de árvores em residências, o tentente-coronel de Paula recomenda para o cuidado no corte, pois se árvores estiverem bem no alto, pode arrebentar a fiação elétrica, sobrecarregando-a, e prejudicando a rede elétrica da residência.

Procedimento -   Segundo coronel de Paula, o primeiro procedimento a ser tomado no caso da pessoa que recebeu descarga elétrica é fazer o isolamento do local. Outra orientação é chamar o Corpo de Bombeiros, ligando no número 193 o mais rápido possível. "Em casos de descarga elétrica é muito importante que a população chame a ambulância do Corpo de Bombeiros e o Samu, que realiza os procedimentos corretos para o salvamento do caso", conclui o coronel de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário